xoves, 12 de xullo de 2018

Problemas Inmortais (5): Dr. Sena Carneiro

PROBLEMAS IMORTAIS (5)
Pesquisa biográfica e selecção de trabalhos: Henrique Guerra e Eduardo Valente
Soluções comentadas: Eduardo Valente


Dr. CÂNDIDO de SENA CARNEIRO


Nome: Cândido de Sena Carneiro
Data e Local de Nascimento: 13 de Setembro de 1931 na Cidade de Chaves na região de Trás-os-Montes e Alto Douro no Norte de Portugal
Falecimento: 14 de Fevereiro do ano 2005 com 73 anos
Profissão: Médico de Clínica Geral
Currículo Damista:

·    Proprietário, Director e Editor da ENCICLOPÉDIA DAMISTA, a publicação dedicada ao Jogo das Damas com maior longevidade em todo o mundo!
Foram publicadas mais de 15000 páginas  sobre o Jogo das Damas Clássicas e Damas Internacionais ao longos dos 50 Anos de edição ininterrupta, de Abril de 1955 a Abril de 2005!


Para se ter uma ideia do conteúdo das Edições da Enciclopédia Damista, publicamos na integra a página 4650 da Revista da Enciclopédia Damista onde foi feita a ultima síntese das Edições, a um ano e quatro meses do seu encerramento em Abril de 2005:


·       Autor do livro Iniciação ao Jogo das Damas da Editorial Presença que desde a 1ª Edição em 1978, já vai na sua 5ª Edição a 11 de Abril 2001.


·     Autor, no ano de 1968, de um dos 4 Métodos Gerais da Forçada conhecidos até hoje – o Método Dr. Sena Carneiro, considerado o Método mais eficiente de todos no artigo «A FORÇADA (3D x 1D) - Um final, distintos métodos, uma só arte» de Eduardo Valente que foi publicado no Blog TRES E DAMA a 17 de Janeiro 2017.
·     Co-Autor juntamente com Manuel Melo, dos dois volumes dos Finais Práticos Básicos (1º Volume – com 728 páginas 2º Volume – com 660 páginas) e do Aprenda a finalizar (Tratado X – com 756 Páginas), obras essenciais na arte da finalização do Jogo de Damas Clássicas, que são únicas em todo o mundo.
De forma nunca antes tentada em qualquer Tratado no Mundo, o Dr. Sena Carneiro quis ensinar a jogar Finais de Jogo porque, como tantas vezes o repetiu na Enciclopédia Damista,Um mau finalista nunca será um Campeão!!!.
A obra Aprenda a Finalizar com 3191 posições diagramadas, apesar de não ter ficado completa devido ao falecimento precoce do Dr. Sena Carneiro (foram publicados apenas 30 dos 41 capítulos previstos), é, mesmo assim, um autêntico manancial dos diversos processos de finalização, complementado com testes no termo de cada capítulo para que o Damista possa avaliar a boa compreensão das técnicas aí explicadas!
·     Vencedor, ex-aequo com o Dr. Vaz Vieira, do Grande Torneio de Soluções do Jornal O Diário no ano de 1978
·       Vencedor do Campeonato Nacional de Soluções do Ano 2001
·  Mentor da Comissão Promotora da Federação Portuguesa de Damas (idealizada pelo Dr. Sena Carneiro a 9 de junho de 1977 no discurso inaugural do II Campeonato de Portugal em Jogo Prático) e seu principal dirigente, tendo sido inclusivé, o procurador da dita comissão na escritura notarial da constituição da Federação Portuguesa de Damas que teve lugar no Cartório Notarial de Fafe a 22 de Julho de 1980. Os restantes elementos que foram eleitos para esta comissão foram Adelino Ribeiro, Dr. Vaz Viera, Ruaz Ramos, Mário Diniz Vaz, Medalha da Silva, Joaquim Lobato e Arlindo Roda.

·       Quanto à Composição Artística, o Dr. Sena Carneiro:

ü foi quem tomou em mãos a gigantesca tarefa de sistematizar e organizar em termos históricos, todos os Temas e Manobras conhecidos até à época. Tarefa essa iniciada pelo Dr. Orlando Lopes, mas que só deixou concluídos 6 dos 161 Temas que o Dr. Sena Carneiro completou nas mais de 500 paginas do 3°Volume do Tratado da Enciclopédia Damista, Parte II, volume consagrado exclusivamente aos Temas e Manobras da Composição Artística.
ü foi o autor da Tabela para Classificação de Composições Artísticas aplicada no I Campeonato de Portugal de Composição Artística, organizado pela Enciclopédia Damista em 1973. Esta Tabela permite atribuir uma pontuação às Composições analisando-as quanto à ORIGINALIDADE, ao CONTEÚDO ARTÍSTICO, à BELEZA, à DIFICULDADE e a OUTRAS QUALIDADES (exemplo: numero e dificuldade de ensaios válidos).
ü foi o Júri da grande maioria dos Campeonatos de Portugal de Composição Artística (organizados pela Enciclopédia Damista antes da criação da Federação Portuguesa de Damas) e dos Campeonatos Nacionais de Composição Artística organizados pela Federação.

·       Foi autor dos primeiros Estatutos da Federação Portuguesa de Damas que lhe valeram um voto de louvor pelo excelente trabalho realizado, que ficou exarado em acta na assembleia geral de 17 de Maio de 1980

·       Fez parte dos primeiros corpos gerentes da Federação Portuguesa de Damas no cargo de presidente do Conselho Técnico coadjuvado com os vogais Joaquim Bravo e Joaquim Eliseo Restivo no ano de 1980

·   Foi fundador, juntamente com Adelino José Ribeiro, Alceu Jesus Rodrigues, Anastácio Alves Gomes, Antero Vasco Cadeco Correia Rainha, Joaquim de Oliveira, Apolo Carvalho Correia Leite, Fernando Moreira Mota, Custódio Sousa Nogueira e José Albino Rodrigues Liquito da Associação de Damas do Porto que foi constituída em 16 de Fevereiro de 1981

·   Foi galardoado com o prémio Damista do século XX pela Confederação do Desporto de Portugal, na Gala da Personalidade do Ano 2003.
A Confederação do Desporto de Portugal, na comemoração do seu 10º Aniversário, realizado no Casino do Estoril, em Dezembro de 2003, distinguiu 52 personalidades ou entidades que no século XX se distinguiram nas diversas modalidades desportivas entre as quais Eusébio (no Futebol), Joaquim Agostinho (no Ciclismo), César Torres (no Automobilismo), etc.
Por proposta da Federação Portuguesa de Damas, o galardão de Damista do Século XX, no Jogo de Damas, coube ao Dr. Sena Carneiro.

  

Foi Medalha da Silva, na qualidade de Vice-Presidente da Federação Portuguesa de Damas, que recebeu o galardão de Damista do Século XX na Gala do Desporto 2003, galardão esse que seria posteriormente entregue ao Dr. Sena Carneiro.
Se quisermos estabelecer um epíteto, poderíamos dizer que o Dr. Sena Carneiro foi o Damista que disse: “Quando não se errar nas Damas, o Jogo das Damas acaba.
Sábias e talvez premonitórias palavras!
Mas houve algo que distinguiu indubitavelmente o Dr. Sena Carneiro de todos os outros Damistas e que consideramos o seu verdadeiro epíteto:
O Dr. Sena Carneiro foi o primeiro homem, em todo o mundo, que quis ensinar finais de jogo nas Damas Clássicas de uma forma estruturada didaticamente e com a possibilidade de seguimento da aprendizagem através de testes no final de cada capítulo!
Outros o tentaram antes, mas de uma forma pontual e sem consistência didática, como por exemplo o Capitão Evaristo Borges nos seus seriados do Saiba Finalizar.
No entanto, o Dr. Sena Carneiro, nos ¾ da obra que idealizou para nos ensinar finais de jogo nas Damas Clássicas, nas 1388 páginas, nas 3191 posições diagramadas, nos 30 Testes do Aprenda a Finalizar, conseguiu legar para a eternidade o sumo e a essência da arte da finalização, a verdadeira paixão que o animou durante toda a sua actividade damística!  
Como complemento ao seu Currículo Damista, vamos agora transcrever alguns textos publicados em diferentes locais para se ter uma ideia mais ampla da vida e obra do Dr. Sena Carneiro:

Do I volume do Dicionário dos mais ilustres Trasmontanos e Alto Durienses, coordenado por Barroso da Fonte da Editora Cidade Berço transcrevemos o seguinte paragrafo:

“Na sua cidade natal estudou até ao 7° ano liceal, cujo exame final concluiu na capital de distrito. Em 1955 ingressa na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, onde se licencia em clínica geral. A seguir fez dois cursos de aperfeiçoamento médico: curso de Medicina Sanitária do Instituto Ricardo Jorge (Porto) e o curso de Medicina Tropical (em Lisboa). Fez o estudo no Hospital de Santo António e durante seis anos cumpre o serviço militar como médico. Chega a ser mobilizado para Angola, cumprindo 29 meses em Nambuangongo (Norte) e Malange (Centro). No regresso trabalha como médico chefe nos Serviços Sanitários de Saúde, do Porto. Em 1982 passa a fazer parte, como consultor do Serviço Nacional de Saúde. Depois acumula funções no Centro de Saúde de Fafe e na extensão de Armil mais a Presidência da Comissão Instaladora do Hospital Distrital daquela cidade. É sócio fundador do Lyons Clube de Fafe e da Federação Portuguesa de Jogos de Damas. Publica a Enciclopédia Damista. Foi jogador de futebol e entrou, muitas vezes, em competições de desporto automóvel.”
         

Do Blog LUSODAMA transcrevemos o texto seguinte publicado a 15.02.2005:

“Sena Carneiro, médico de profissão, foi, sem sombra de dúvida, o maior vulto de todos os tempos nas Damas Clássicas. Jogador de alto calibre, autor de Finais e Estudos de qualidade superior, vencedor de diversos Campeonatos de Produções (a) e Soluções. A ele se deve a criação da Federação Portuguesa de Damas pois foi ele quem promoveu a recolha de várias centenas de documentos de secções damistas de Colectividades, Casas do Povo, Comissões de Moradores e Grupos Desportivos de Empresas, necessários à constituição do processo de oficialização da modalidade entregue na então Direcção Geral de Desportos.
Fez parte, por diversas vezes, dos Corpos Gerentes da FPD, integrou por incontáveis vezes o Júri de Produções e Soluções e promoveu contactos internacionais, dedicou grande parte da sua vida à pesquisa e aquisição de obras de damas, tendo constituído a maior biblioteca do mundo da especialidade.
Autor da obra fundamental para os novos jogadores “Iniciação ao Jogo das Damas”, promoveu a maior revolução damista quando assumiu a Propriedade, Direcção e Edição da Enciclopédia Damista, publicada desde Abril de 1955, escalpelizou partidas até então desconhecidas e apresentou milhares de posições, problemas e finais. A Enciclopédia Damista é a mais completa obra dedicada às Damas em todo o mundo, são mais de 14 000 páginas sobre Damas, a quase totalidade versando sobre Damas Clássicas.”
a)   Nota: Esta informação não é totalmente correcta pois o Dr. Sena Carneiro foi Júri da maioria dos Campeonatos Nacionais de Composição Artística em Portugal, mas não participou em nenhum como concorrente.

Transcrevemos agora algumas das homenagens de Damistas que se quiseram pronunciar sobre a vida e obra do Dr. Sena Carneiro no ultimo número da Revista da Enciclopédia Damista, Nº487, em Abril 2005:

·        Dr. Orlando Augusto Lopes:
Sena Carneiro continua connosco, na memória de todos nós. […]
Sena Carneiro fica, na história do Jogo das Damas como a figura mais importante, a grande distancia de todos.”

·        Dr. Manuel Vaz Vieira:
A ti que fostes e és (porque estarás sempre connosco) o mais apaixonado Damista de sempre, o mais brilhante e fantástico analista de todos os tempos, a ti que trocastes títulos e honrarias pelo nosso amado e mais belo desporto que existe no Mundo, construindo um esplendoroso tesouro chamado Enciclopédia Damista […]

·        Herminio Medalha da Silva:
Com o desaparecimento do Dr. Sena Carneiro as Damas Clássicas em Portugal ficaram mais pobres. Ele era o seu grande impulsionador. Foi o homem que mais trabalhou para que as Damas se desenvolvessem em Portugal. Deixou uma Obra única no mundo. Ficará para sempre na nossa memória.
Era um grande amigo.”

·        Manuel de Nazaré Vieira de Sousa Melo:
Já em 1961, na Revista da Enciclopédia Damista, 2º Volume Pagina 417, foram escritas palavras que transcrevemos agora pois mais do que nunca se tornaram actuais: «Ninguém, em tempo algum, de si próprio deu tanto ao Jogo multisecular.»
Eu que, nestes últimos anos, tive a honra e a felicidade de trabalhar directamente com o Dr. Sena Carneiro, faço minhas as palavras de Francisco Henriques.”

·        Eduardo Valente:
Nenhum feito fantástico pode ser fruto de um só homem, mas se houve relâmpagos de génio que iluminaram o caminho, se houve garimpeiros que lavaram a terra e deixaram o ouro a reluzir, há algo que ninguém pode escamotear ou diminuir: o sangue e o suor, o animo e a tenacidade, o ritmo e a organização, foram dados por um só homem!!! Agora chamam-lhe o Damista do Século XX, o que é absolutamente verdade mas, quanto a mim, peca por escasso porque à pergunta «Quem é que, desde que as Damas Clássicas existem, conseguiu coligir, estruturar, e impregnar de saber tantas páginas sobre o Jogo das Damas e que, directa ou indirectamente conseguiu fazer emergir, formar e desenvolver mais Damistas que o Dr. Sena Carneiro?» só tem uma resposta: Ninguém!!!
Logo, porquê só Damista do Século XX ?
Para mim será sempre a Alma-Mestre das Damas Clássicas.”

Seguem-se umas fotos do Dr. Sena Carneiro cedidas pelo Dr. Luís Sena Carneiro, seu filho.



PROBLEMA IMORTAL 41

Publicado originalmente na Revista Vamos Decifrar como Final Nº367 a 15-8-1953.
Foi também republicado no Tratado da Enciclopédia Damista II-534 como exemplo do Tema Armadilha por Ameaça no Desfecho [Nº10B].

À data em que este Final foi publicado, o Dr. Sena Carneiro tinha 21 anos!!!
É, portanto, um dos primeiros trabalhos do autor.

 
Jogam as Brancas e Ganham


Solução: 3-6 e se:

ð 18-13, 6-11 (por exemplo), 31-27, 32-28, 27-22, 28-23, 22-18, 23-19, 18-14, 19x17, 9-5 e segue-se 17-10 (11-14 também ganha), 5-2, 10-6 e posição de Bloqueio GB
ð 31-28 (a linha temática), 32x25 ou 21, 9-5, *25 ou 21-11 e Armadilha por ameaça no desfecho:
§  5-1, 6-10, 1x7, 4x11 GB
§  5-2, 11-24, 2x20, 24x GB

Não deixa de ser prenunciador que os primeiros trabalhos do Dr. Sena Carneiro denotem já uma atracção pelo domínio do estudo e do final prático.
Por diversas vezes na Enciclopédia Damista, alertou os Damistas para dois princípios chave:
Um mau finalista nunca será um campeão !!!
Nunca desista: há sempre um lance MELHOR do que o que pensa executar.

O Dr. Sena Carneiro viria a destacar-se como um dos melhores finalistas de sempre no Jogo das Damas Clássicas.
Inclusive, Adelino José Ribeiro, já em Abril de 1956 considerava o Dr. Sena Carneiro como o melhor finalista português (ver na Revista da Enciclopédia Damista - pág. 38 do I Volume, a entrevista dada pelo “Campeão do Norte de Portugal”).
O Final foi a sua grande paixão e teve sempre um cuidado particular com a apresentação didática das soluções! O querer ensinar é apanágio das almas-mestre!



PROBLEMA IMORTAL 42

Publicado na Revista da Enciclopédia Damista com o Nº3224 em Fevereiro de 1981.
Republicado também no Tratado da Enciclopédia Damista II-781 como exemplo do Tema Defesa Negra Anti Dual [Nº88].

Jogam as Brancas e Ganham


Ensaio 1: 12-19 o lance intuitivo, mas empata por 13-9, 19-1, *20-15 (única), 1-10, 24-20, 10-1, 20-16, 1-10, *15-12 [se 16-12 perde por 10-1, 12-8, 1-10, 15-12, *10-1 e armadilha: 12-7, 4-11, 8-4 (se 9-5, 1-14 e 14-25GB), 6-10 GB], 10-19, *12-7 (com 12-8 perdem por 19-1 já visto), 4x11, *16-12!!, 19x8, 9-5, 8-19, *5-2 e empate clássico.

Ensaio 2: 12-16, *13-09 (se 20-15, *4-8, 13-10; [Se 13-09, 16-12 GB como veremos na solução], 6x13, 15-11, 16-03, 24-20, 3-16, 11-6, 16x23 GB), 16x23, 24-20, 23x16, 9-5, 16-23, 5-2 EMP


Solução: 4-8!!! Chave pouco previsível e se:

ð  13-9, *12-16!!! (a subtileza pois 12-19 EMP), 20-15, *16-12!!!, 15-11, 6-15 e Bateria que impede 9-5 por 15-20 o que força a novo sacrifício Negro por 24-20, 15x24, 9-5, 12-19 ou 24-28 GB
ð 20-16 linha atemática, 12-19, 24-20, 6-11 GB


A defesa Negra nos ensaios valoriza imenso este trabalho que possui uma linha temática magnifica! A chave é tudo menos intuitiva!!!



PROBLEMA IMORTAL 43

Publicado na Revista da Enciclopédia Damista com o Nº3335 em Agosto de 1981.

Jogam as Brancas e Ganham


Solução: 7-11 e se:

ð 12-7, 10-32, 1x10, 32x1 GB
ð 12-8, *16-20!, 8-4, *20-23 e se:
§  4x28, 10x32, 1x, 32x GB
§  4x32, *10-28 e Bloqueio Bipolar Alterno GB


Rara apresentação em homotetia!
Contrariamente às simetrias, as homotetias são bem mais raras na composição artística e, em vez de um eixo de simetria, encontramos um ponto de homotetia (neste caso o centro da homotetia é o ponto entre as casas 6 e 11) em que cada peça tem a sua correspondente à mesma distancia do ponto da homotetia.

Para além da beleza da apresentação, o Bloqueio Bipolar Alterno atingido em lances livres é sempre valorizante.
Belíssima miniatura homotética!



PROBLEMA IMORTAL 44

Publicado na Revista da Enciclopédia Damista e dedicado ao Dr. Orlando Lopes, com o Nº 3414 em Fevereiro de 1982.
  
Jogam as Brancas e Ganham

Solução: *4-21! Chave imprevisível, e se:

ð 12-16, *21-30 e se:
§  19-15, 25-14, 16-12 (se 15-12, 14-23 GB), 30-20 e vão GB pela Forçada.
§  16-12, 30-23 é o lance correcto (na pág. 2562 da Enciclopédia Damista, aqui é jogado 25-4 mas é lapso pois 19-14 e 12-19 EMP conforme visto pelo Henrique Guerra), 19-15, 23-16, 12-8, 3-7 e temos aqui o 1° Túnel proposto ao PN15, formado com o PB7 e DB16, 15-12, 7-11, 12-7, 16x3, 8-19, 3-12, 19x8, 25-29 GB

ð 12-8 e vejamos a posição:

Jogam as Brancas e Ganham

É nesta posição surge o segundo lance imprevisível!
Só o **3-7!! é que ganha com novo Bloqueio original pois se:
§  19-14, 21x11, 8-19, 7-12, 19x8, 25-29 GB
§  19-15, *21-14!!! e está preparado o 2° Túnel agora formado com PB7 e DB14! Permite a passagem do PN por 15-11 mas, 25-29, 11x4, 14-25 e Bloqueio Duplo nas Paralelas em lances livres GB
§  8-15, 21-17 e novo Bloqueio original pois se:
o   15-24 ou 15-2, 17-10, 19-15, 25-29 GB
o   15-20, 25-14, 19x10, 17x24 GB
o   15-8, 7-12, 8x15, 25-14, 19x10, 17x24 GB

ð 12-15 e vejamos a posição:

Jogam as Brancas e Ganham

    As Brancas jogam o lance 21-17 e temos outro Bloqueio original pois se:
§  15-20, 25-14, 19x10, 17x24 GB
§  15-2, 17-10, 19-15, 3-6 ou 10-6 e 25x7 GB
§  15-24, 17-10, 19-15, 25-29, 15-11, 10-1 seguido de 29-25 e após captura do PN GB pela Forçada
§  15-8, 17-10, 19-15, 25-4, 8-12, 4-8 GB
§  15-12, 17-10, 19-15, 3-6 (a mais rápida), 12-8 (se 12-16, 25-7 e 10-17 GB), 25-11, 15-12, 11-4 GB

ð 19-15, 21-30 e se:
§  12-16, 25-14 já visto GB
§  12-8, 25-4, 8-12 (se 15-11, 4x14 GB), 4-8 e após captura do PN GB pela Forçada

TÚNEIS em lances livres já existiam noutros autores e em trabalhos anteriores a este estudo do Dr. Sena Carneiro.
Dois exemplos que nos vêm à memória:
·       Nº1216 da Revista Enciclopédia Damista em 1.8.1971
Br: 5, (10), 14, (17) Nr: (1), 21, 23, 26, 32 JBG do Dr. Orlando Lopes
Solução: 14-18, 21x14, *17x16, 14-11 Progressão de PN semi-forçada e agora *16-3 e Túnel em lances livres a que se segue 11-6, 10-28, 32x23 Qualidade, 3x32, 1x10, 32x1 GB
·       Nº2654 da Revista Enciclopédia Damista em 1.10.1978
Br: 10, (13), 28 Nr: (17), 26 JBG de Euclides Costa
Solução: 28-31, 26-21, 31-22 e Túnel em lances livres a que se segue 21-18, 22-12 e 12-3 e 3x10 GB

Mas este trabalho do Dr. Sena Carneiro é o expoente máximo, o mais belo exemplo de Túneis obtidos em lances livres que conhecemos.
A ocorrência em lances livres de 2 Túneis em espelho, ambos propostos ao PN15 – PB7 ora com DB na casa 14, ora com a DB na casa 16, Túneis esses extraordinariamente valorizados por uma preparação com lances brancos imprevisíveis, dão a este trabalho um estatuto de Estrela única no universo das Damas Clássicas!
É ainda de realçar que, na posição inicial, nenhuma das peças Brancas já está na posição dos Túneis que serão formados no decorrer da solução!
Simplesmente genial!!!



PROBLEMA IMORTAL 45


Publicado na Revista da Enciclopédia Damista com o Nº4133 em Novembro de 1993.

Jogam as Brancas e Ganham


Solução: *17-6!, 16x7, *26-29! Armadilha Anti-Promoção inédita e se:

ð 7-3, 29-19, 3x23, 32x25 e Bloqueio Frontal GB
ð 21-17, 6-3, 17-13, *3x17! (se 3x16, 4-25, 16-7, 25x4, 29-25 mas 4-21 Defesa Negra Anti-Dual e EMP), 7-3, 32-10, 3x13, 17x3, 4-14 (se 4-7, 3x12 GB), 3-7, 14x4, 29-25 e Bloqueio Frontal GB
ð 21-18, 6-3 e se:
§  18-14, 32x e Prisão GB
§  18-13, *3x17! e já visto na linha anterior GB

A chave e o segundo lance calmos e posicionais são o âmago deste estudo!
Sabedoria serena, beleza delicada!



PROBLEMA IMORTAL 46

Publicado na Revista da Enciclopédia Damista com o Nº 4176 em Janeiro de 1994.
  
Jogam as Brancas e Ganham

 Solução: *3-12!! e se:

ð 29-25, *8-4 e se:
§  14-23, 4-21 GB
§  14-1, 12-19 e Bateria 4-21, 25x18, 9x GB
ð 14-23, 12-26 e 9x GB
ð 14-10 ou 1, 12-19 e 8-26 GB
ð 24-20, 12-26, 29x22, 9x31x24x11x25 GB
ð 28-23, 12-26 (12-19 também ganha, mas é mais longo), 29x22, 9x20, 24x15, 8x1 GB
ð 29-26 (a linha temática), 12x29 e se:
§  24-20, 8-4 e se:
o   14-1, 29-15, 20x11, 4x32 e Bipolar GB
o   14-10, 29-15, 20x11, 4x1 GB
o   14-23, 9-5, 23x1, 29-15, 20x11, 4x32 e Bipolar GB
§  28-23, 8-19 ou 29-19 ou 8-4 ou 29-25 GB
§  14-10, 8-4 e ver Diagrama A com jogam as Negras
§  14-1 (a melhor), 8-4 e

Diagrama A
Jogam as Negras e GB


Para se ganhar esta posição é necessário formar a BASE do Diagrama C.

Vejamos então, a partir do Diagrama A, como é que se forma a BASE do Diagrama C com Jogam as Negras e GB:
·       24-20, 29-15, 20x11, 4x32 Bloqueio Bipolar GB
·       28-23, 4-14, 1x19, 29x8 GB
·       1-23, *9-22 e

Diagrama B
Jogam as Negras e GB


v 23-1, 4-14 e 29x32 GB
v 24-20, 22-19 e 29-15 GB
v 23-30 ou 27 ou 20 ou 16, 22-19 GB

·       1-10 a melhor por ser a que mais dificulta o ganho Branco, *9-18 (tem que ir a 21 quando DN em 1), 10-5 (se 10-1, 18-21 e ver Diagrama C, se 10-23, 18-22 e Diagrama B e GB), *18-13 (espera), 5-1 (se 5-23, 13-22 e Diagrama B e GB),*13-3 (espera), 1-5 (se 1-23, 3-16, 23-30 [se 24-20, 4-14 ou 29-19 GB], 16-12, 30-23, 12-22 e Diagrama B GB), 3-17 (espera), 5-1 (se 5-23, 17-30, 23-16, 4-14 GB), *17-21 só agora é que se coloca a DB em 21 com a DN em 1 e com as Negras a jogar temos o Diagrama C.

Diagrama C
Jogam as Negras e GB


Nota: Esta posição do Diagrama C corresponde ao Final Prático Básico 995-C da autoria de Manuel Melo, cujo enunciado tanto é com Jogam Negras como com Jogam Brancas.

v 24-20, 29-15 e 4x32 Bipolar GB
v 28-23, 21 ou 4-14, 1x19 e 29x GB
v 1-23, 21-30 e se:
o   23-1 ou 5 ou 10, 29-19 e 30x16 GB
o   24-20, 29-15, 20x11, 30x2 GB
o   23-16, 4-14 e após captura do peão 28 GB por Final clássico.
v 1-5 ou 10 a DN ficando em falso as Brancas jogam *4-8! e se:
o   28-23, 21-14, 5 ou 10x19, 4x ou 29x GB
o   5 ou 10-23, 21-30, 23-16, 8-19 ou 29-19 GB
o   5 ou 10-1, *8-22 força 1-23, 21-30 e já visto GB
o   24-20, **21-4!!! e Diagrama D em que a DN é obrigada a abandonar o Rio pois se tenta permanecer, perde rápido.

Diagrama D 
                                                                       
Jogam as Negras e GB


Ø 10-23, 8-19 (ou 29-19) e 29-15 e 4x32 GB
Ø 10-1, 8 ou 29-15 e 4x32 GB
Ø 20-16, 8 ou 29-12 e 4x1 GB
Ø 28-23 ou 24, 8 ou 29-15 e 4x GB
Ø logo a DN tem que abandonar o Rio por:
- 10-3, mas vai perder o PN28 por 8-19 GB
- 10-17, mas perde o PN28 por 29-19 GB


O Dr. Sena Carneiro, na página 3108 da Revista da Enciclopédia Damista escreveu o seguinte comentário a este seu próprio trabalho:
Achamos um estudo excepcional, pela dificuldade da chave e em especial pela dificuldade da solução, e pelo seu conteúdo artístico.”

Que nos resta a acrescentar?
Extraordinário expoente na subtil arte da finalização!



PROBLEMA IMORTAL 47

Publicado na Revista da Enciclopédia Damista dedicado a António Eduardo Igrejas com o Nº3412 em Fevereiro de 1982.
No artigo «Lances "anedóticos" ou "estapafúrdios"» - Revista da Enciclopédia Damista Volume X, Pág. 4084, o Dr. Sena Carneiro evoca este trabalho como exemplo de lances que se podem considerar como absurdos ou estapafúrdios, isto é, lances não lógicos que até parecem suicídio, mas que na realidade são os lances chave!

Jogam as Brancas e Ganham



Ensaio: 15-19, *2x15 (única), 19x12 ou 8 Lei da Qualidade, 32-28, 31x24, 5-1 EMP

Solução: **31-28!!, 32x23, **22-29! e se:

ð 2-6, 15-22, 6x26, 29x1 GB
ð 23-20, 15x24, 2x20, 24x9 GB
ð 23-19, 15x22, 2x26, 29x1 GB
ð 5-1, 15-22, 2x26, 29x32 Bloqueio Bipolar e GB

Chave imprevisível seguido de lance posicional que prepara Armadilha Anti-Promoção e que termina em Bloqueio Bipolar!

Magnífico trabalho!!!



PROBLEMA IMORTAL 48

Publicado na Revista da Enciclopédia Damista com o Nº3383 em Dezembro de 1981.
Republicado também no Tratado da Enciclopédia Damista II-941 como exemplo do Tema PROMOÇÃO SEMI-FORÇADA Nº135

Jogam as Negras e Ganham as Brancas



Promoção semi-forçada Inédita” – Dr. Sena Carneiro.


Solução:

ð 20-16 linha atemática, 32x1, 16-12, 1-23 é o mais rápido, 27x20, 11-15, 20x11, 2x8 GB
ð Logo resta a linha temática por 10-6 e agora o ganho Branco parece impossível.
Mas… *11-15 a surpresa, 20x11, **32-10 e Promoção Semi-Forçada:
·       6-3, 2x20x30x17, 3x13, 17x GB
·       11-7, 10x3x16x30x17 ou 2x20x30x21x4 GB
·       outra 10x3 GB


O primeiro e o segundo lance das Brancas são desconcertantes!
O enunciado com Jogam as Negras e Ganham as Brancas acentua ainda mais a beleza exótica deste trabalho!



PROBLEMA IMORTAL 49

Publicado na Revista da Enciclopédia Damista com o Nº 5224 em Março de 2004.
Este trabalho foi acompanhado pela seguinte dedicatória:
A Manuel Melo, o MAIOR Analista e Solucionista de sempre!
Único Damista vencedor de Campeonatos Nacionais de Soluções (3) e de Produção (1)!
  
Jogam as Brancas e Ganham


Transcrevemos de seguida as Notas introdutórias que o Dr. Sena Carneiro escreveu na Solução comentada a este trabalho:

- A Chave 28-24 é inesperada e pouco previsível!
- Na Variante 3 as duas Damas Brancas que estão no Rio, terão que sair ambas do rio, para ganhar!
- Os segundos lances Brancos são sempre diferentes nas 5 variantes!
- O Estudo para se ganhar precisa da Posição BASE (com DB em 3, 4, 6 e 29) que se atinge 11 vezes conforme as Pretas joguem!
- A Posição Base (que é um Bloqueio) nas diferentes variantes é formada por lances diferentes.
- É um TASK neste Bloqueio!


Ensaio 1: 19-12, *30-21, 12-22, 21-11, 4x14, *25x7 EMP
Ensaio 2: 19-10, *30-21, 10-23, 21-18 e 25-18 e EMP
Ensaio 3: 19-15 e se :
§  30-16(?), *28-10 e se:
o   16-27, 15-11, 25x7, 4x18x31 GB
o   16-3, 10-17, 3-16, 17-3, 16-30, 15-6 GB
o   16-30, 10-3, 30-17, 15-6, 17-30, 3-16, 30-17 (se 30-21, 6-11, 21x7, *16x3 GB), 4-7, 17x3x12, 16x7, 25x4, 29-25 GB
§  *30-17 única que empata, 15-20, 17-21, 20-27, 21-11, 4x14, 25x11 EMP

Ensaio 4: 28-31, 30-16 e se:
§  19-15, 16-7 e 25-7 EMP
§  19-22, 16-23 Rio e EMP
§  31-24, 16-7 e 25-7 EMP
§  31-13 tentando formar a Base, **16-20 e 20-2 a Dama Negra refugia-se no circuito médio e EMP

Solução: 28-24 e seguem-se 5 variantes:

ð VARIANTE 1: 30-26 (suicida), 29x22, 25-29, 19-12 e 12x GB

ð VARIANTE 2: 30-27 (suicida), 19-14 ou 24-11 e 4x31 GB pela Forçada

ð VARIANTE 3: 30-16 (Temática), **24-6 e se:
  
Jogam as Negras e Ganham as Brancas


§  16-27 tentando entrar no circuito médio, 6-11 e 4x31 GB pela Forçada
§  16-7, *4x11, 25x7 (se 25x4, 29-25 GB), **6-3 e

Posição A 
 
Jogam as Negras e Ganham as Brancas

o   7-16, 19-12, 16x7, 3x12, 8-4, 29-25 Bloqueio nas Paralelas GB
o   7-11 ou 18 ou 21 ou 25, 3-7, 11 ou 18 ou 21 ou 25x4, 29-25 GB

§  16-3, 6-17 e se:
o   3-7, 4x11, 25x7, *17-3 e ver Posição A
o   3-12, 17-26 e 26x GB
o   3-16 (a melhor), *19-15 (se 17-3, 16-20 EMP) e se:
·       16-3, 15-6 GB
·       16-7, 2x11, 25-7, **17-3 e GB de forma idêntica à Posição A
·       16-12, 17-26 e 26x GB
·       16- 23 ou 27, 15-11 e 4x GB pela Forçada
·       16-30, 15-26 e 17x GB

§  16-30, *19-22 e se:
o   30-23, 6-11 e 4x32 GB pela Forçada
o   30-26, 6-3 GB
o   30-17, 6-3 e se:
·       17-26, 22-15 ou 3-12 GB
·       17-21, *22-18, 21x14, 4x21, 25x14, 3-7, 14x4, 29-25 GB
·       17-30, 22-15 e

Posição B
 
Jogam as Negras e Ganham as Brancas

Ø 30-16, 15-12 e 3x GB
Ø 30-23 ou 27, 15-11 e 3x30 GB
Ø 30-21, 15-11 e 3x GB
Ø 30-17, *15-6 e formada a

Posição BASE



v  DN em 17: 6-10 ou 13 (também ganha 6-20) e 3x GB
v  DN em 21: 6-11, 21x7, 3x GB
v  DN em 16: 29-12, 16x7, 3x GB
v  DN em 23 ou 27: 6-11, 25x7, 3x30 GB pela Forçada
v  DN em 30: 3-16 e se:
o   30-26, 29-15, 25-29, 6-2 GB
o   30-21, 6-11 e 16x3 GB
o   30-17, 4-7 (ou 6-3, 17-21, 16-30, 21-17, 4-7 e 29-25 GB), 17x12 (Quantidade), 16x7, 25x4, 29-25 GB


o   30-21, 6-3 e se:
·       21-30, 22-15 e GB como na Posição B
·       21-17, 22-13 e 3x GB
·       21-14, 4x18, 25-14, 3-7, e 29-25 GB
o   30-16, **22-15 e se:
  
Jogam as Negras e Ganham as Brancas

·       16-3, 6-17, 3-16 (se 3-7 e 25x7, 17-3 e GB como na Posição A), 17-3, 16-30, 15-6 e temos a Posição BASE GB
·       16-7, 4-11, 25-7, 6-3 e GB como na Posição A
·       16-12, 6-3 e 29-15, 25-29, 3-16, 29x12, 16x GB
·       16-30, 6-3, 30-17, 15-6 e temos a Posição BASE GB

ð VARIANTE 4: 30-17 (Temática), **19-23 entram no circuito maior para formar a Posição BASE e se:

Jogam as Negras e Ganham as Brancas

§  17-13, 24-11 e 4x9 e GB pela Forçada
§  17-3. 23-16 e se:
o   3-10 ou13, 24-11 GB
o   3-17, 16-3 e se:
·       17-21, 24-11 e 3x GB
·       17-30, 24-6 e temos a Posição BASE GB
§  17-30. 23-16 e se:
o   30-21, 24-11 e 16x3 GB
o   30-17, 16-3 e se:
·       17-21, 24-11 e 3x GB
·       17-30, 24-6 e temos a Posição BASE GB
§  17-21. 23-16 e se:
o   21-17, 16-3 e se:
·       17-21, 24-11 e 3x GB
·       17-30, 24-6 e temos a Posição BASE GB
o   21-30, 24-6 e se:
·       30-21, 6-11 e 16-3 GB
·       30-17, 16-3 e temos a Posição BASE GB
o   21-18, 4x21, 25x14, 16-7, 14x4, 29-25 GB

ð VARIANTE 5: 30-21 (Temática), **19-15 formando Gancho 15+24 para evitar 21-18 com EMP, e se:

Jogam as Negras e Ganham as Brancas

§  21-18, 4x21, 25x20, 24x11 GB
§  21-17, *15-20 (se 15-12, 17-13 EMP) para ocupar o circuito maior e se:
o   17-13, 20-11 e 4x9 GB
o   17-3, 20-16, 3-17, 16-3, 17-30 (se 17-21, 24-11 e 3x16 GB), 24-6 e temos a Posição BASE GB
o   17-21, 20-16, 21-17 (se 21-18, 4x21, 25x14, 16-7 e 29-25 GB), 16-3, 17-30 (já não pode 17-21 por 24-11 GB), 24-6 e temos a Posição BASE GB
o   17-30, 20-16, 30-17 (se 30-21, 24-11 e 16x3 GB), 16-3 e GB já visto.
§  21-30, 15-6 (ou 15-12) para ocupar o circuito maior e se:
o   30-16, 6-3, 16-30 (não pode 16-23 ou 27 por 24-11 GB), 24-6 e temos a Posição BASE GB
o   30-23 ou 27, 6-11 ou 24-11 GB
o   30-17, 6-3 e GB já visto
o   30-21, 6-3 e se:
·       21-17 ou 30, 24-6 e temos a Posição BASE GB
·       21-18, 4x21, 25-14, mas 3-7 e 29-25 GB já visto.

Provavelmente só mesmo Manuel Melo conseguiria solucionar um trabalho desta categoria, daí a justeza da dedicatória!
Variadíssimos lances posicionais, Posição Base pouco ou nada intuitiva, dificuldade extrema na globalidade da solução.
Em conclusão: Final para Mestres!
Muito longe de poder ser solucionado num momento de laser enquanto se lê o jornal e se toma um café!



PROBLEMA IMORTAL 50


Publicado na Revista da Enciclopédia Damista com o Nº 5336 em Abril de 2005.
Este trabalho póstumo do Dr. Sena Carneiro, foi a ultima composição publicada pela Enciclopédia Damista no Nº487 da Revista.
Este numero final da Revista e de encerramento da Enciclopédia Damista, foi elaborado após o falecimento do Dr. Sena Carneiro e nele colaboraram muitos Damistas com trabalhos e artigos inéditos de homenagem ao Dr. Sena Carneiro.

Este Final foi comentado por Mestre Manuel Melo que fez a seguinte nota introdutória:
A estratégia para o ganho deste Final Prático consiste em:
1º Eliminar o PN27 pois se este peão chega à casa 9 é empate técnico
2º Após a eliminação do PN27 o Final é ganho pelo passe do PB17 contra PN25
A dificuldade consiste em eliminar o PN27 sem perder o Rio ou sem que as Negras troquem o PN25 pelo PB17.
O Dr. Sena Carneiro descortinou o ganho branco através de uma estratégia sublime!

Jogam as Brancas e Ganham


Solução: 1-28

Jogam as Negras e Ganham as Brancas

O objectivo do lance 1-28 é dar inicio à expulsão da DN da Paralela 4→25.
Note-se que este lance impede de imediato que a DN ocupe a casa 4 como vamos ver já a seguir.

ð DN em 4: 28-31, 27-23 (se 27-22, 31x18 GB), 31-18, 4x21, 17x26 GB

ð DN em 7 ou 11: 8-19 e alcança-se a BASE A com GB como veremos.

ð DN em 18: 8-22 e o PN27 é tomada e GB pelo Final Clássico do Passe PB17 contra PN25.

ð DN em 2, 3, 6, 9, 13, 16, 20 ou 24: 28-14 seguido de 8-26 e atinge-se logo a BASE B sem ter de passar pela BASE A.

Vejamos então agora o ganho branco em cada uma das BASES acima mencionadas:

BASE A




A BASE A permite a expulsão da DN da Paralela 4→25 pois as Brancas ameaçam tomar o PN27 por 28-31.

ð DN em 3, 4, 6, 7, 11, 16, 20 e 24: 28-31 e o PN27 é tomado e GB por Final clássico.

ð DN em 18: 19-22 e o PN27 é tomado e GB por Final clássico.

ð DN em 13: 19-15 e se:

→ 13-9, 15-2, 27-22 (se 9-22, 17-21 e 28-14 GB), 28-23 e a DN está auto-obstruida pelo PN22. Para se libertar não terá outro remédio que sacrificar o PN e GB por Final clássico.
→ 13-3, 28-32 e Bloqueio:
§  3-16, 15-20, 16x23, 32x GB
§  3-13, 17-21, 25x18, 32-14 e 15x17 GB
§  3-7, 17-21, 25x18, 15-11 e 32x GB
→ 13-18, 15-22 e o PN27 é tomado e GB por Final clássico


ð DN em 9: as Brancas atacam já o PN27 por 31-28!!! lance que dá o toque de génio a este Final pois se 27-22, *19x26 e a DN não pode 9-5 por causa da Bateria 17-21 ou 26-21 GB

ð DN em 2 (a melhor):  28-32 e se:

→ 2-24, 19-26 e se:
§  24-2 ou 20, 32-14 e BASE B com GB como veremos
§  24-6 ou 11, 26-30 e 30-27 GB
§  24-31 e atenção pois não pode formar já a BASE B com 32-14 pois 25-21, 14-25, *27-23 Empata !!
As Brancas devem jogar 32-10 por exemplo, 31-24, 26-30, 27-22, 30-27, 24-15, *27x18 GB
→ 2-20, 32-23 e o PN27 é tomado e GB por Final clássico
→ 2-11, 19-28 e se:
§  11-2, 28-24, 2-9, 24-2, 27-22 (se 9-22, 17-21, 25x18, 32-14, 18x, 2x GB), 32-23, 9-13, 2-9 GB
§  11-4 ou 7, 28-31 GB
§  11-15, 28-31, 27-22 (se 15-22, 32-23 GB), *31-18 GB
§  11-18, 17-21, 18-22, 28-24, 25x18, 32-23 e 24x29 GB
→ 2-6, 19-26 e se:
§  6-11, 26-30, 27-22, 30-27, 11-15, *27x18 GB
§  6-20, 32-14 (ou já 32-10) BASE B e GB
§  6-2, 32-14 BASE B e GB
→ 2-9, 19-15, 9-2 (se 9-13, 17-21 e 32-14 e 15x17 GB se 9-18, 15-22 GB), 15-24
    e se:
§  2-9, 24-2, 27-22 (se 9-22, 17-21 e 32-14 GB), 32-1, 22-18, 1-23 e as Negra vão ter que entregar o PN18 para libertarem a DN e GB por Final clássico.
§  27-22, 32-23, 2-9, 24-15, 22-18, 15-2 e GB já visto


BASE B




Nota: A BASE B não pode ser formada com DN em 24 ou em 31 pois 25-21, 14x25, *27-23 EMP.

ð DN em 2:  26-19 e se:

              → 2-9, 19-15, 9-2, 15-24, 2-9, 24-2 e GB já visto
              → 2-20, 19-23 GB
              → 2-24, 14-18, 24-31, 19-22 por exemplo e GB

ð DN em 3:  26-15 e se:

              → 3-13, 17-21 e 15x17 GB
              → 3-16, 14-1, 16-3 (se 16-7, 17-21 e 15-11 GB), 1-32 e as Negras são obrigadas a
              entregar o PN27 e GB por Final clássico.

ð DN em 9:  26-15 e GB já visto

ð DN em 16:  26-15, 16-3, 14-32 e as Negras são obrigadas a entregar o PN27 e GB por Final clássico.

ð DN em 20 (a melhor):  14-10 e se:

    → 20-16, 26-15 e se:
§  27-22, 15-29, 25-21, 17-26, 16-30, 10-17 GB
§  16-3, 10-32 Bloqueio já visto e GB
§  16-7, 10-1, 7-3 (se 7-4, 17-21 e 15-11 GB se 7-18, 15-22 GB se 7-16, 15-20 GB), 1-32 Bloqueio já visto e GB
    → 20-24, 26-30, 27-22, 30-27, 24-15, *27x18 GB
    → 20-11, 26-30, 27-22, 30-27, 11-18, 10-14 e *27-18 e 17x26 GB
    → 20-2, 26-19 e se:
§  2-11 ou 20, 10-13 e o PN27 é tomado e GB por Final clássico
§  2-24, 10-5, 24-31 (outra 5-9 GB), 19-15 Bloqueio e as Negras são obrigadas a entregar o PN27 e GB por Final clássico.
§  2-9, 10-14, 9-13 (se 9-2, 14-18 GB), 19-15 Bloqueio já vista GB
    → 25-21, 26-8, 27-22, *8x26 e GB por Final clássico.

ð DN em 24:  26-19, 24-31, 14-10, 31-24, 10-5, 24-31, 19-15 Bloqueio já visto GB

ð DN em 31:  26-19, 31-24, 14-5, 24-31 (se outra 5-9 GB), 19-15 Bloqueio já visto GB

Com estes 10 Problemas, pensamos ter proporcionado aos Damistas uma ideia clara e inequívoca do teor das composições do Dr. Sena Carneiro.
Só uma elite muito restrita de Mestres do Jogo das Damas terão capacidade para solucionar correctamente trabalhos com esta categoria.

1 comentario:

JOÃO PAULO SENA CARNEIRO dixo...

Em meu nome e da minha Família, dou os meus Parabéns e agradeço o vosso gesto ao publicar, mais uma vez, material do meu Pai, que teve a ajuda e colaboração de Excelentes Damistas e Bons Amigos.

A Enciclopédia Damista é, de facto, uma obra única no Mundo. Pena é que seja pouco conhecida.

Com os meus melhores Cumprimentos.

João Paulo Lobo de Sena Carneiro