PROBLEMAS IMORTAIS (1)
Pesquisa biográfica, selecção de trabalhos e soluções comentadas:
Eduardo Valente
|
A ideia de criar este seriado surgiu na
sequência da vontade que o Henrique Guerra me manifestou de publicar no seu
Blogue, um artigo sobre Manuel Melo por quem acalenta uma grande admiração.
Sendo eu um conhecido aluno e amigo do Mestre
Manuel Melo, Henrique considerou-me a pessoa indicada para o ajudar nesse seu propósito.
Toda a informação que eu pudesse fornecer sobre
Manuel Melo seria benvinda, e de forma a documentar o artigo da melhor forma
possível, uma fotografia do Mestre seria muito apreciada!
É claro que eu acedi de imediato pois para
mim, Manuel Melo é muito mais do que um Mestre, com quem quase tudo aprendi do
que sei sobre o Jogo das Damas. Na realidade, mesmo se o Jogo das Damas não
existisse, Manuel Melo seria sempre para mim uma pessoa por quem eu nutriria o
maior respeito e admiração. É um amigo, é um Mestre, é como um Pai que
conhecemos desde sempre!
Sendo indiscutível que qualquer homenagem a Manuel
Melo será sempre meritória por tudo quanto ele fez pelas Damas Classicas, eu
comprometi-me a fazer uma selecção dos seus melhores trabalhos e disponibilizei-me
a comentar as suas soluções.
Foi ao fazer esta selecção, que me veio à
memoria o nome dado pelo falecido Dr. Orlando Augusto Lopes, aos problemas que
foram por ele selecionados, aquando da homenagem póstuma a Luis António David que
foi publicada na Enciclopédia Damista sob o titulo de “Os seis IMORTAIS de Luis António David”.
Dessa memoria até à proposição que fiz ao
Henrique… passou apenas um instante!
Porquê querer homenagear apenas o Manuel
Melo?
Porque não fazermos um seriado, em jeito de Homenagem aos Compositores no Jogo das
Damas, sem preocupações de cronologia, fazendo apenas um foco particular
sobre os IMORTAIS de cada um dos
Compositores que, ao longo da Historia do Jogo das Damas, contribuíram para enriquecer
o universo do Problemismo?
Mesmo sem entrevistar os Damistas, como fez
Ruaz Ramos nos ”Retratos de Familia” publicados no “Espaço Damista” da Enciclopédia Damista e também
no Blogue Lusodama, optaríamos antes por deixar “falar” a obra que esses mesmos
Damistas, muitos deles já falecidos, nos legaram.
No mínimo, estaríamos a divulgar o Jogo das
Damas e a dignificar a sua variante da Composição Artistica. Faríamos um artigo
por cada Compositor que se iniciaria com os dados conhecidos do Autor, o seu
percurso e o seu contributo em prol do Jogo das Damas Clássicas.
Neste âmbito, um trabalho de pesquisa seria
inevitavelmente necessário e não nos poderíamos isentar de solicitar a ajuda de
todos os Damistas que pudéssemos contactar.
Após a introdução inicial com os dados
pessoais do autor, seguir-se-iam então, os trabalhos que considerassemos os mais
relevantes do autor - os IMORTAIS como
tão bem lhes chamou o Dr. Orlando Augusto Lopes ! – e que eu comentaria, metendo
em evidência o seu conteúdo artístico.
Limitar-nos-iamos a um selecção de, no máximo,
dez trabalhos por autor.
Porquê apenas 10? Porque 10 trabalhos bem
selecionados chegam para se ter uma ideia do teor da obra de cada Compositor e
se estabelecêssemos um numero maior, corríamos o risco de ter de excluir
autores que publicaram poucos trabalhos mas, entre eles, alguns que fizeram
historia pela sua originalidade.
Claro que o Henrique concordou e assim surge este
primeiro artigo de um seriado que queremos que seja longo e inspirador!
Eduardo
Valente
PROBLEMAS
IMORTAIS de MANUEL MELO
|
Nome: Manuel de Nazaré Vieira
de Sousa Melo.
Data e Local de
Nascimento: 21 de Março de 1936 em Viana
do Castelo no Norte de Portugal.
Profissão: Reformado dos Serviços
Técnicos da Portugal TELECOM.
Estado Civil e
descendentes: Casado, 3 Filhos do sexo masculino.
Manuel Melo é um exímio
Finalista e Solucionista Português, e até à data, é o único Damista a sagrar-se
Campeão de Portugal em Soluções (1981, 1999 e 2000) e em Composição Artística
(1981).
Ganhou o 6º Campeonato de Composição do Brasil no Ano 1982, nas Categorias de
Problemas e Estudos, tornando-se o primeiro Português a conseguir tal feito e
deixando problemistas consagrados como Valmir Mardegan e João de Oliveira
respectivamente em 2º e 3º lugares.
Tambem venceu no Torneio GANHA – PERDE da Enciclopédia Damista, promovido por António Eduardo Igrejas em Setembro de 1977, sendo o único damista a conseguir 2 Soluções (PN em 24 ou PN em 32) para o desafio de encontrar posições de 12 Peões Brancos contra 1 Peão Negro com ganho Branco na Regra GANHA – PERDE.
Tambem venceu no Torneio GANHA – PERDE da Enciclopédia Damista, promovido por António Eduardo Igrejas em Setembro de 1977, sendo o único damista a conseguir 2 Soluções (PN em 24 ou PN em 32) para o desafio de encontrar posições de 12 Peões Brancos contra 1 Peão Negro com ganho Branco na Regra GANHA – PERDE.
Foi colaborador do
Jornal Diario, Jornal de Almada e Jornal Cidade de Tomar onde era
frequentemente vencedor dos Torneios de Soluções organizados pelos orientadores
das Secções de Damas destes Jornais, Mario Diniz Vaz e Jacinto Joaquim.
Tendo sido Director
Adjunto nos últimos 6 anos de vida da Enciclopédia Damista (de 1999 a 2005),
participou na redacção dos 2 Volumes dos “Finais Práticos Básicos” (obra única
em todo o mundo onde estão reunidos os principais Finais Praticos do Jogo das
Damas Classicas!), e no volume do “Aprenda a Finalizar” de que foi co-autor
juntamente com o Dr. Sena Carneiro.
É nos dois volumes
dos “Finais Praticos Basicos” que podemos encontrar um legado enorme de Finais
Praticos da sua autoria ou em co-autoria com o Dr. Sena Carneiro.
Para além de inúmeras correcções e complementos de solução de vários
Finais Praticos de outros autores, Manuel Melo estabelece o mínimo técnico (Numero mínimo de lances necessários para a
solução de um final) de
22 lances do Passe de Peão Branco 16 contra Peão Negro 31 e encurtece e
simplifica o passe de Peão Branco 9 contra Peão Negro 25 e o passe de Peão
Branco 1 contra Peão Negro 16.
Manuel Melo entra também para a historia da Forçada ao
completar, em 1981, o Método “Pé de Galo deslocado” (Final Pratico Basico
N°839) idealizado inicialmente pelo Dr. Vaz Vieira e Eng. Tralhão mas que não
conseguiam ganhar certas posições em 12 lances.
Em Junho de 1992, foi-lhe
prestada uma homenagem em Carvoeiro, freguesia do Distrito de Viana do Castelo,
através da realização de um torneio aberto de Jogo Pratico “Torneio de Damas de Carvoeiro – em
homenagem a Manuel Melo”.
No final do Torneio, organizado
pelo Professor José Ferreira Lima – fundador da Associação TAIKI-BUDÔ, foi-lhe
oferecida uma peça em cerâmica pintada à mão, com o Diagrama do Final com o
qual ganhou o Campeonato Nacional de Composição Artística do ano de 1981 !!! (ver
PROBLEMA IMORTAL 2).
Manuel Melo é o ultimo dos Damistas ainda vivos que
foram Directores da saudosa Enciclopédia Damista, extinta em 2005 após o
falecimento do Dr. Sena Carneiro e depois de 50 anos de edição contínua!
PROBLEMA IMORTAL 1
|
Primeiro problema composto por Manuel Melo em 1975 e que foi
enviado para o II Campeonato de Produção da Enciclopédia Damista, campeonato
esse que nunca se chegou a concluir. Este trabalho só veio a ser publicado
muitos anos depois, em Março de 2001, mas teve a honra de lhe ter sido atribuido
o simbólico N°5000 da Revista da Enciclopédia Damista:
Jogam
as Brancas e Ganham
Solução: 3-6, 22x8 (ida), 14-19, 8x22 (volta da DN à
casa 22 com cavilha activa do PN26), 25-29, 32x3 (angulo negro), 2-6, 3x10
(cavilha passiva do PN13), 17-21, 26x17, 29x1 (angulo Branco) GB
Um trabalho em que só existem peões no lado
Branco é sempre um trabalho que desafia o Solucionista. Quando além disso, o
lado oposto aparenta uma superioridade clara, a curiosidade do Solucionista é
automaticamente cativada! Com uma chave calma e posicional, com vários
elementos temáticos reunidos (manobra de ida e volta da DN22, duas cavilhas,
uma activa e outra passiva, dois ângulos, um Negro e um Branco) este trabalho
dificilmente poderia ser um trabalho de um Novo Problemista… excepto se… fosse
mesmo de um novo valor a despontar para a composição artística no Jogo das
Damas Clássicas.
PROBLEMA IMORTAL 2
|
1° CLASSIFICADO no CAMPEONATO NACIONAL de COMPOSIÇÃO ARTISTICA
de 1981 organizado pela FEDERAÇÃO PORTUGUESA de
DAMAS.
Comentarios
dos Juris:
“Uma excelente composição, muito valorizada
pelos ensaios. É um variável do 5° grau (na minha nomenclatura)
extraordinariamente difícil de se conseguir”
– Dr. Orlando
Augusto Lopes
“Excepcional estudo, sem qualquer dual ou
demolição, valorizado por excelente linhas diversas”
– Dr. Sena
Carneiro
Republicado no
primeiro volume dos “Finais Praticos Basicos” (Pagina 605) como exercício para
avaliar os conhecimentos dos Jogadores práticos ao nível do Final 3D x D + P9 e
P17.
“Para mim é um exercício dos mais terríveis
(difíceis) que se podem pôr a um jogador prático!
É uma obra de arte!”
– Dr. Sena
Carneiro
MANUEL MELO
CAMPEÃO de Portugal em COMPOSIÇÃO ARTISTICA - Ano 1981
Jogam
as Brancas e Ganham
1° Ensaio: 15-6, *21-17
(única que empata), 26-30, *16-12 (única), 19x8, 13-10, 6x13, 17x10 EMP
2° Ensaio: 15-2, *16-3
(única que empata) e se:
ð 2-11 e ver Diagrama seguinte:
Solução: *13-10 (única
pois o lance 21-17 é perdente por 26-29, 3-16, *11-25, 13-9, *19-22! e força a
descolar
o PN17 por 17-13, 25-14 e as Brancas vão ganhar fácil após tomarem o
indefensável PN13) e se:
§ 11x25, 10-6 EMP
§ 14x1, 3-12, 11x25, 12x29 EMP
ð 26-29, *13-9, 2-11 e ver Diagrama seguinte:
Solução: *3-12 (única pois se 21-17, 11-7 e 29x19 GB),
19x8 (Qualidade), 9-5, 11x25, 5-1 EMP
ð 2-15, **3-7 (única pois se tenta 3-16 as Br.
ganham jogando 19-32 como veremos na solução do PROBLEMA IMORTAL 2), 15-8, *7-3
(se 7-16, 19-32, 16-3, 8-15, 3-7, 15-22, 13-9, 26-30, 21-17, 22-12, 7x16,
32-23, 16x27, 30x23GB), 19-32, 3-6, 32-1, 21-17, 26-29, 13-9 e o Peões Negros
encostaram a 9 e 17 e é empate pois as Brancas não conseguem atingir nenhuma
das excepções a este final.
SOLUÇÃO do PROBLEMA IMORTAL 2:
19-32 (Chave
imprevisível!) e se:
ð
16-3, 15-6 GB
ð
16-7, *15-22! ataca primeiro o PN13, força 13-9,
e segue-se o ataque ao PN21 por *26-30 que força 21-17, e mate à DN por 22-12, 7x16, 32-23,
16x27, 30x23 GB
ð
13-9, 26-30, 21-17, 15-20 GB
ð
21-17, 26-30, 16-7, 15-12, 7x16, 32-23, 16x27,
30x23 GB
ð
16-30, 15-6, 21-17 (se 13-9, 6-17 GB), 6-2
(ou intermutação 32-10), 30x21, 32-10, 13-6, 2x25 GB
ð
16-27 (a melhor pois tenta passar para o
circuito médio), **15-2 (2° Lance
imprevisível!) e se:
§
27-30, 2-6 e já visto GB
§
27-31, 26-30, 21-17 ou 18, *30-27, 31x22 ou
18, 32-10, 13x6, 2x GB
§
27-18 ou 22, 26-30, 21-17, 32-10, 13x6, 2x GB
§
13-9, 26-30 e a DN27 ou o PN21 são tomados e
GB
§
21-17 ou 18, 32-10, 13x6, 2x GB
§
27-16 (a melhor), **2-24 (3° Lance imprevisível!) e se:
o
16-27, 26-30 GB
o
16-3, 24-6 e 32x GB
o
16-30, 24-6, 21-17, 6-2 e 32-10 GB já visto
o
13-9, 26-30, 21-17, 24-20 GB
o
16-7 (ou 16-12), *26-29 e se:
w
7-3, 24-6, 3x10, 32x1 GB
w
7-18, 24-31 GB
w
7-4, 24-31, 13-9, 29-25, 21-17, 31-18, 4x21,
25x GB
w
7-16, 29-25, 21-17, 25-7, 16x3, 24-6, 3x10,
32x1 GB
w
21-17, 29-25, 7-16, 25-7, 16x3, 24-6, 3x10, 32x1
GB
w
13-9, *32-5 (Judia), 9x2, 29-15, 2x20, 24x4
GB
o
21-17 (a melhor), *26-30, 16-12 ou 7 (se
16-3, 24-6 e 32x1 GB), *30-16 e se:
w
12-3, 24-6, 3x10, 32x1 GB
w
12-22, 24-31 GB
w 12-8 (12-29 é idêntico), 16-3 e se:
w 12-8 (12-29 é idêntico), 16-3 e se:
Jogam as Negras e GB
Ä
8-29, *24-2, 13-9 (se 29-25, 2-9, 25-18,
32-10, 13x6, 3x31 GB), *32-1 e atinge-se uma das Posições de excepção ao Final
de 3DB x DN + PN9 e PN17 em que as Brancas ainda ganham porque a DN está nas
Paralelas e não no circuito médio que é o circuito da defesa negra:
BASE A
Jogam
as Negras e GB
à 29-flutuante, 3-13, 17x10, 1x GB
à 29-8, *3-10, 8-29 (se 8-4, 2-11 GB), *2-24, 29-25
(única), *10-19 (ameaça Judia por 1-5 e 19-15 GB), 25-4, 19-29, 4-25, 1-19, 25-4 (se 25-flutuante,
19-5, 9x2, 29-15 GB se 17-13, 24-6 GB), 29-25 GB
à 29-25, 3-10, 25-29 (única), 2-24, 29-25
(única), 10-19 e já visto GB
Ä
8-22, 32-10 GB
Ä
8-26, 24-31, 13-9, 31-13, 17x10, 3x30 GB
Ä
8-4, 24-2, 13-9, 32-1 e ver Posição BASE A com DN nas Paralelas.
w
12-26, 16-3 e se:
Ä
26-30, 24-2, 13-9 (se 30-16, 2-9 GB se 30-26
ou 21 ou 27, 32-10 GB), 32-1 e atinge-se a Posição BASE B, outra das Posições de excepção ao Final de 3DB x DN + PN9 e
PN17 em que há ganho Branco porque a DN está no circuito grande, neste caso na
casa 30, e não no Circuito defesa que é o Médio:
BASE B
Jogam
as Negras e GB
à 30-21 ou 26 ou 27, 3-13, 17x10, 1x GB
à 30-16, *3-10, 16-30 [se 16-3, 2-6, 3-16 (se
9-5, 6-2 GB), 6-20 GB], *10-6, 30-16, 6-3, 16-30, *3-10 GB
Ä
13-9, *32-1, 26-30
(se 26-8 ou 29, 24-2 e entronca na BASE
A e GB), 24-2 BASE B e GB
PROBLEMA IMORTAL 3
|
Publicado
originalmente no Jornal de Almada 26-12-1980 e republicado no Tratado da
Enciclopédia Damista II-1026 como exemplo do Tema N°156 - VAI-VEM NEGRO.
Jogam
as Brancas e Ganham
Solução: 18-22, 1-14 (vai), 6-10, 14x1 (vem), 22-26, 1-14
(vai), 2-5, 14x1 (vem), 26-29, 1-14 (vai mas… já não vem!), 19-22, 32x26
(Quantidade), 29x1 GB
Miniatura
de 7 peças que se entranha de imediato no nosso imaginario do Jogo das Damas.
Uma
joia comparável a um Timoneda!
PROBLEMA IMORTAL 4
|
Com este Final, Manuel Melo começou a mostrar
as suas qualidades impares de exímio finalista.
Inicialmente, esta posição foi publicada como
Final de Empate Técnico no Tratado
da Enciclopédia Damista com o N°308 de Mário Diniz Vaz.
Mas Manuel Melo consegue o ganho Branco e o
final é republicado com enunciado Jogam
as Brancas e Ganham no 1° Volume dos Finais Praticos Basicos da
Enciclopédia Damista com o N°538 (Pagina 229):
Jogam
as Brancas e Ganham
A defesa das Negras consiste em não ir à casa
31 sem que a DB esteja em 19 pois se o fizerem, as Brancas ganham jogando
precisamente a DB à casa 19:
Posição Mate
Com as Negras a jogar, esta posição é
perdente porque a DN só poderá jogar 31-24 (se 31-9 por exemplo, 19-22 e 16x23
GB) e segue-se 23-27 GB
Para evitar de cair nesta posição perdente,
as Negras tem que posicionar a DN sempre uma casa acima da casa do rio onde
estiver a DB.
Vejamos os vários tentativas a partir do PROBLEMA
IMORTAL 4:
à 5-19,
*9-31 e Posição Mate mas com as Brancas a jogar o que obriga as Brancas a
recomeçar.
à 5-14,
*9-22 e DN uma casa à frente da DB logo as Brancas têm que recomeçar.
à 5-10,
*9-18 [se 9-22 perde por 5-14, 22-31 (se 22-19, 16-20 e 20-24 GB), 14-19 GB] e
DN uma casa à frente da DB logo não se consegue formar a Posição Mate com as
Negras a jogar.
à 5-1,
*9-13 (com a DB em 1 as Negras têm duas casas de defesa: 9 ou 13) e vejamos:
§ 1-14,
*13-22 e DN uma casa à frente da DB logo obriga as Brancas a recomeçar.
§ 1-5,
13-9 e volta-se à posição inicial.
§ se
tenta 16-20, 13-6, 20-24, 6-20 EMP
Solução do PROBLEMA IMORTAL 4: *5-2!!! e se:
ð
9-13 ou 18, 16-20 e 20-24 GB
ð
9-22, 16-20 e agora se:
§
22-26 ou 29, 20-24 e GB
§ 22-15 e Diagrama 1:
§ 22-15 e Diagrama 1:
Jogam Brancas e ganham
Solução:
*23-27 (se 20-24, 15-20 EMP), 15x24, 27-31, 32-28, 31-27 ou 22 ou 18 GB
ð
9-31 (a melhor), *2-24 (se 2-15, 31-24 e
volta ao inicio 15-2 pois o 15-19 nada resolve porque 24-31) e Diagrama 2:
§
31-9, *24-15 e se:
o
9-2, 16-20, 2-9 (única), 20-24 GB
o
9-13 ou 18, 15-22 GB
o
9-31, *15-19, 31-24 (única), 23-27 GB
§
31-13, *24-15 e mecânica igual à linha
anterior pois se:
o
13-3, 15-19 (impede 3-13 pois 19-22 e GB),
3-7 ou 6, 23-27 GB
o
13-17, 15-26 GB
o
13-31, 15-19, 31-24 forçado, 23-27 GB
§
31-18, *24-15 e se:
o
18-31, 15-19 e já visto GB
o
18-13 ou 9, 15-22 GB
o
18-25 (ou 4), *16-20, 25-29 (ou 4-8), 15-2,
29ou8-15, 27-23 e GB como no Diagrama 1.
§
31-22 a melhor, pois não permite o 24-15, mas
as Brancas jogam **24-31 e Diagrama 3:
Jogam as Negras e GB
o
22-9, 31-22 ou 18 ou 13 GB
o
22-8 ou 12 ou 26 ou 29, *31-27 e ver Diagrama 4. Aqui o 31-27 é o lance
Branco mais rápido pois impede a ida da DN à casa 15 e segue-se de imediato a
progressão em toda a tranquilidade do PB16 por 16-20 e GB
o
22-12 ou 8 ou 26 ou 29 e Diagrama 4:
Jogam Brancas e Ganham
Solução:
**31-27!! e se:
w
12-15 ganham as Brancas pela Bateria 23-28 e
27x GB
w
outro lance da Dama Negra e o PB16 avança por
16-20 e GB
o
22-15 (é a melhor das Negras para se
defenderem na linha 2-24) , *31-9 e veja-se
o Diagrama 5:
Jogam as Negras e GB
à
15-8 ou 12 ou 26 ou 29 ou seja, a DN abandona
a linha 2→24, as Brancas fazem logo o *9-27 (o 9-5 também ganha mas é mais
longo) seguindo-se o inevitável 16-20 como no Diagrama 4 e GB
à
15-24, *9-5 e se:
w
24-31, *5-19 e já visto GB
w
24-2, *5-19, 2-24, 23-27 GB
à
15-2, anda o PB23 por 23-27, 32-28 (outra 9-5
GB), 27-31, 28-24 (se 28-23, 31-28 GB), 31-22 e força 24-20, 16x23 GB
à
15-11, *9-5 e se:
w
11-2, *5-19 e já visto GB
w
11-18, *5-10, 18-22, *10-14, 22-31, *14-19 e
Posição Mate GB
w
11-20, 23-27, 20x30, 5-23 GB
w
11-outra anda o PB23 por 23-27 GB
à
15-6 e Diagrama
6:
Jogam Brancas e Ganham
w
Atenção que aqui o 9-5 não ganha pois, 6-13 e
DN uma casa à frente da DB logo obriga a recomeçar.
w
O lance correcto é *9-2! e se:
Ä
6-3, *2-15, 3-7 (se 3-13, 15-22 GB), 15-19 e
nada vai poder impedir o avanço do PB23 por 23-27 GB
Ä
6-10, 2-24 e 24x31 GB
Ä
6-13, *2-15, 13-31 (ou 17 ou 3), 15-19 e nada
vai poder impedir o avanço do PB23 por 23-27 GB
Ä
6-17, *2-15, 17-3 (que outra?), 15-19 e nada
vai poder impedir o avanço do PB23 por 23-27 GB
PROBLEMA IMORTAL 5
|
Impossivel ser insencivel à beleza desta Pérola
publicada na Revista da Enciclopédia Damista com o N°4329 em Outubro de 1994:
Jogam as Brancas e Ganham
Ensaio: O intuitivo 8-12 empata pois 25-21, 22-26,
21-18, 26-29, *18-13 (se 18-14, 29-19, 14-11, 19-15 GB), 29-19 mas 30-26,
19x29, 13-10, 12-15, 10-5, 29-19, 5-2 EMP
Solução: **4-7!!, 25-21, 22-26, 21-18, 26-29, 18-13, 29-19, 30-26, 19x29,
13-10 e se:
ð
7-11, *10-6, 29-19, 6-2, 19-15, *2-9, 15-19,
9-2, 19-15, 2-9, 11-14, *9-5 e Zugzuang que força 15-19 e DB à frente do Peão empata
pois segue-se 5-9 e EMP
ð
*29-15, 10-5, 7-11 e Armadilha Anti-Promoção
pois se:
w
5-1, 11-14, 1x12, 8x15 GB
w
5-2, 15-24, 2x15, 24x GB
Simplicidade
profunda!!!
Não é
esta a característica que destingue o Jogo de Damas do Jogo de Xadrez?
Simplicidade profunda
versus Profundidade complexa?
PROBLEMA IMORTAL 6
|
Um Final Quebra-Cabeças classificado de “Espantoso!” pelo Dr. Sena Carneiro.
Publicado na Revista da Enciclopédia Damista
com o N°4160 e com o N°1198-M no 2° Volume dos Finais Praticos Basicos (Pagina
997) do Tratado da Enciclopédia Damista:
Jogam as Brancas e Ganham
Nesta posição, parece claro que, para as
Brancas ganharem, terão que de algum modo, conquistar a paralela 4"25.
Ora isto parece muito pouco provável porque as Negras dominam essa linha com as
duas Damas e se mantiverem uma DN na casa 4 e o PN na casa 29, é impossível às
Brancas “invadirem” essa paralela pelos seus extremos (casas 4 ou 25).
Mestre Manuel Melo analisa e conclui: As Brancas vão entrar na paralela 4"25 pela casa 7 !!!
Fantastico não é?
Veja-se a sublime estratégia idealizada por
Manuel Melo na solução deste Final que detalhamos a seguir.
Solução: 30-17 e se:
ð
29-25, 31-18, 7x21, 17x30 GB
ð
4-8, 15-22, 8x26, 17x30 troca Dama por Dama e
GB
ð
7-3, 23-10 troca Dama por Dama e GB
ð
7-16, 17-30, 16x27, 30x23 GB
ð
7-25 a melhor, 23-1 (espera) e se:
o 4-8, 15-22, 8x26, 17x30
já visto GB
o
4-7, 15-26 (Bateria) ou mesmo 15-11 troca
Dama por Dama e GB
o
logo resta o 25-7, *17-3 Ataque directo e Diagrama 1:
Jogam as Negras e GB
·
7-16, 15-12, 16x7, 3x16 GB
·
7-21, *15-11 troca Dama por Dama e GB
·
7-25 a melhor, 31-9, e Diagrama 2:
Jogam
as Negras e GB
à 4-8,
*3-17 troca Dama por Dama e GB
à 25-21,
*15-11 troca Dama por Dama e GB
à 4-21 a
melhor, 3-17 novo Ataque Directo e se:
§
21-7, *15-11 troca Dama por Dama e GB
§
21-30, *15-12 e Diagrama
3:
Jogam as Negras e GB
Ä
30-16, 17-3, 16x7, 3x16 GB
Ä
30-20, 12-26 ou 17-26 e 9x16 GB
Ä
25-11, 12-16 Bloqueio Angular à DN30 e a
troca é inevitável GB
Ä
25-4, 12-16, 29-26 (outra 9-27 GB), 17-13 e
13-27 GB
§
21-4, *15-12 e Diagrama
4:
Jogam
as Negras e GB
Ä
4-8, 12-22, 8x26, 17x30 GB
Ä
4-11, 17-21 troca Dama por Dama e GB
Ä
25-11, *12-7! e aqui está a entrada das
Brancas na Paralela 4"25 pela casa 7
!!!
Diagrama 5:
Jogam
as Negras e GB
Ü
11-25, **17-21 troca Dama por Dama e GB
Ü
11-outra, 7-25 e ameaça a troca logo 4-8 mas
9-22 troca mesmo Dama por Dama e GB
Magnifico!
Lances posicionais diversos, vários Ataques
Diretos, Bloqueio Angular à DN30 para forçar a troca, tudo isto terminando num
duplo sacrifício de Dama Branca para troca de Dama por Dama!
É a maestria da arte da finalização ao seu
mais alto nível!
PROBLEMA IMORTAL 7
|
Publicado na Revista da Enciclopédia Damista
com o Nº2661 em Outubro de 1978, teve o seguinte comentário do Dr. Sena
Carneiro: “Excelente.”
Apesar dos Variáveis não serem o forte da sua
Obra (os Finais são a sua paixão!), Mestre Manuel Melo mostra neste trabalho
como é que se devem fazer: Variantes distintas, com todas as Damas activas e
sem qualquer dualidade!
Jogam as Brancas e Ganham
Solução: 24-20 Chave
não intuitiva e seguem-se duas variantes:
Ü
9x31, *20x27 força pela Lei da Quantidade a 31x7
(Angulo Negro), *4x28 (Angulo Branco), 16-20, 28-24 (razão do * no lance 4x28),
20x2, 10-6, 2x, 24x GB
Variante
no Tema Angular valorizada com uma Lei da Quantidade e com a precisão da
captura para a casa 28, obrigatória para evitar a perda do PB6 que daria o
Empate.
Ü
9x27, *4-7 manobra de ganho de tempo, 16x3, *11-14,
23x16, 14x30 e Bloqueio Semi-Solto (a 2 Damas Negras) que termina em mates
angulares Brancos distintos:
ð
16-12 ou 7, 10-17 e 17x16 (Angulo Branco 1)
GB
ð
3-7 ou 12, 10-23, 16x27, 30x3 (Angulo Branco
2) GB
Variante
com manobra de ganho de tempo para terminar em Bloqueio Semi-Solto (a 2 Damas
Negras) que se desdobra em mates angulares distintos!
PROBLEMA IMORTAL 8
|
Publicado na Revista da Enciclopédia Damista (Revista VI-1991)
no artigo “Um desafio entre linhas”em que Manuel Melo aceita o repto proposto
por António Eduardo Igrejas no “ABC do Problemismo” – Pagina 156 e consegue
pela primeira vez na Composição Artistica, um Problema Simétrico no Tema “Rosa dos Ventos” (N°139) !!!
É publicado também no Tratado da Enciclopédia Damista II-952
como exemplo desse Tema.
Jogam as
Brancas e Ganham
Solução: *15-2, 26x19 (Qualidade) e é o PN na casa 19
que vai cavilhar as 4 Damas Negras, *3-6 (“abriga” a Dama Branca e prepara o Mate
a Descoberto), 32x23 (ou 8x15), 17-21, 8x15 (ou 32x23), 21-26, 29x22, 6-10, 1x14
e circuito final 2x20x27x18x11 GB
PROBLEMA IMORTAL 9
|
Tendo sido publicado apenas como TESTE aos Finais Praticos de
3Damas x 1Dama e Peão Negro em 11, na pagina 551 do 2° Volume dos Finais
Praticos Basicos da Enciclopédia Damista, este trabalho não teve o devido
destaque que bem merece pela sua singularidade.
A estratégia de ataque ao peão seguido de reposicionamento das
Damas vai-se repetir por três vezes!
Ora a repetição de um elemento artístico, no mínimo de 3 vezes,
configura a definição de Tema e neste caso estamos na presença do Tema “Ataque
Directo”.
O que ainda
destaca e mais valoriza esta Composição é que todas as Damas Brancas são
activas, mudando de posição num magnifico “bailado” onde o Rio é o ponto de passagem
obrigatório.
Todas as Damas
Brancas, uma a uma, vão ter a funcão de “Guarda-Rio”
no decurso da Solução !!!
Jogam as Brancas
e Ganham
Solução: *29-15 (1°
ataque ao PN11), 17-6, 15-19 (DB vai ao RIO), 6-17 (se 6-3, 19-14 GB), **23-20
(2° ataque ao PN11), 17-6, 20-30,
6-17 (se 6-3, 16-12, 3x16, 19-23 GB), ***19-15 (As Brancas abdicam do Rio para fazerem
o 3° ataque ao PN11 !!!) e se:
Ü 11-7,
16x3 Bloqueio Angular GB
Ü 11-6,
15x2, 17-10, 2-6, 10x3, 30-17 e Bloqueio Angular GB
Ü 17-3,
15x2, 3-10, 2-6 e é igual à linha anterior GB
Ü
17-6, *16-23 e eis a 3ª Dama Branca a assegurar
o Rio! Às Negras agora só resta entregarem o PN11 e GB pela Forçada.
PROBLEMA IMORTAL 10
|
Com este Trabalho, Manuel Melo entra para a
Historia da Forçada ao completar, em 1981, o Método “Pé de Galo Deslocado”, idealizado inicialmente pelo Dr. Vaz
Vieira e Eng. Tralhão mas que não conseguiam ganhar certas posições em 12
lances.
Manuel Melo ao compor este Simétrico,
sintetiza uma das variantes do Método (a que faltava ao Dr. Vaz Vieira e Eng. Tralhão)
e completa assim o Método “Pé de Galo
Deslocado” que é reconhecidamente o Método da Forçada mais rico em
elementos artísticos de todos os 4 métodos gerais conhecidos até hoje !!! (Veja-se
o Artigo “A «Forzosa». Un final,
distintos métodos, unha soa arte.” publicado neste Blogue em Janeiro 2017).
Jogam as Brancas e ganham em 8 lances
TENTATIVA pelo Pé de Galo: 2-15[5],
*27-13, 4-11[6] e se:
· 13-3 ?, 11-18[7] e forma-se os TRIANGULOS APONTADOS ao 8° lance e GB ao 12° lance.
· 13-27 ?, 19-10[7] e Gancho
de Pé de Galo ao 7° lance e GB ao 12° lance.
· **13-17 e a DAMA 15 não pode ir a 22 porque tem a DAMA 19 a
estrovar o que obriga a fazer um lance de espera com a DB19, por exemplo
19-1[7], 17-3, 11-18[8], 3-16, 1-10[9], 16-3, 10-17[10], 3-16, 18-7[11], 16x3,
15-6[12], 3x10, 17x6[13] EMPATE.
Solução: **4-11[5] e seguem-se 4 variantes:
· 27-30 ? (ou 31), 19-23 (ou 28)[6], 30 (ou 31)x6, 2x [7] GB ao 7°
lance
· 27-9, *19-10[6] Ninho
seguido de Mate a Descoberto GB ao
8° lance
· 27-16, 11-18[6], e se:
o
16-3, 2-15 [7] e se:
à
3-16, 19-10[8] e o TRIANGULO é APONTADO ao 8° lance logo
GB ao 12° lance
à
3-17, 19-23[8] e o TRIANGULO é APONTADO ao 8° lance logo
GB ao 12° lance
o
16-30, 2-15 [7] e se:
à
30-16, 19-10[8] e o TRIANGULO é APONTADO ao 8° lance logo
GB ao 12° lance
à
30-17, 19-23[8] e o TRIANGULO é APONTADO ao 8° lance logo
GB ao 12° lance
· 27-13 (a variante temática) e é aqui que Mestre Manuel Melo
mostra toda a sua arte de exímio finalista e completa o Método delineado pelo Dr. Vaz Vieira e Eng.
Lino Tralhão que não conseguiam solucionar esta posição em 7 lances!
Posição de Manuel
Melo
Jogam as
Brancas e ganham em 7 lances
ENSAIO: 2-9[6], *13-3, 9-22[7], 3-17, 19-23[8] e forma o TRIANGULO DESAPONTADO (ver § 3.1) que
só GB em 5 lances pois a DAMA «FORÇADA» joga 17-3 e só GB ao 13° lance EMP
CHAVE: ***2-5!!! [6] e se:
· 13-17, *19-22[7] e se:
ð 17-3, 5-23[8] e o TRIANGULO
é APONTADO ao 8° lance GB ao 12° lance
ð 17-30, 5-10[8] e o TRIANGULO
é APONTADO ao 8° lance GB ao 12° lance
· 13-31, 5-9[7], 31-24, 9-2[8], 24x6, 2x [9] e GB ao 9° lance.
· 13-27, 5-9[7], 27-30 ou 16, 9-13[8] e o TRIANGULO DESLOCADO
é feito ao 8° lance GB ao 12° lance
· 13-3, **11-6[7] e eis que GB pelo Tema BIPOLAR!!! Bloqueio no Rio, ora num polo (casa 32), ora no
outro (casa 1).
Um lance
posicional, a chave **2-5, com caracter dissuasor, que aparenta até ser uma
perda de tempo pois assemelha-se a um lance de espera, acaba por ser muito mais
eficiente que uma acção invasiva, o ataque por 2-9, que conquista imediatamente
o circuito médio pela força bruta, mas que… não cumpre o enunciado.
A chave 2-5 é
de uma finura, de uma sagacidade de espirito que não está ao alcance de
qualquer um.
É pura arte !
Para além da
simetria, uma outra particularidade sobressai deste trabalho de Manuel Melo: o
enunciado!
Ao propor um
enunciado Jogam as Brancas e Ganham em 8
lances, Manuel Melo consegue
trazer para a area da Composição Artística, um Final de cariz eminentemente
pratico!
Manuel Melo
estabelece assim o cânone da Forçada na
Composição Artística:
v a apresentação em simetria
v e o enunciado com o ganho num número limitado de lances.
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